Água como tema gerador de uma proposta de Educação Ambiental na escola pública: possibilidades e potencialidades

Pesquisadora/Autora

Ma. Cleide Lina de Oliveira Cerqueira

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/2810434199607109

Orientador

Prof. Dr. André Luiz Brito Nascimento

Coorientador

Prof. Dr. Gilberto Marcos de Mendonça Santos

Instituição de Ensino

Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo da pesquisa

Este trabalho aborda a criação e implementação de uma proposta pedagógica focada em Educação Ambiental em uma escola pública em Iraquara, Bahia, tendo a água como tema central. A abordagem é crítica, dialógica e interdisciplinar, visando fomentar discussões sobre a importância da água para a comunidade local. O estudo foi desenvolvido de forma colaborativa, envolvendo profissionais de diferentes áreas da Escola Municipal Roberto Figueira Santos. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvendo sequências didáticas em colaboração com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa incluiu a realização de um grupo focal e três oficinas, onde foram discutidas e validadas as propostas para as aulas. Os resultados destacam a relevância de abordar o tema da água de maneira integrada, valorizando diversas ferramentas educativas e articulando passado e presente, teoria e prática. A proposta enfatizou a contextualização, problematização e ação propositiva, visando despertar um olhar crítico dos estudantes em relação à problemática da água. Destaca-se o potencial pedagógico das sequências didáticas para a construção de novos conhecimentos e a importância da escola como espaço de debate crítico e conscientização ambiental, promovendo a interação e troca de saberes entre estudantes, educadores e a comunidade.

Palavras-chave

Água, Educação Ambiental, Sequências Didáticas, Proposta Pedagógica.

Link para acesso ao material original

https://drive.google.com/file/d/1YfpgK-cur4xUEWjTgZhPysZiQyngM4LV/view

Introdução

Em meio ao emergente desafio de preservar os recursos hídricos do nosso planeta, surge uma proposta pedagógica inovadora que se debruça sobre a temática da água, guiando os estudantes do Ensino Fundamental em uma jornada de descobrimento e reflexão crítica. Através de quatro cuidadosamente elaboradas sequências didáticas, distribuídas entre as turmas do 6º ao 9º ano, os educadores têm ao seu dispor um arsenal de atividades que promovem não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de um olhar aguçado para a realidade que os cerca. Através da análise dos diferentes usos da água na comunidade, os estudantes são convidados a mergulhar em uma experiência educativa que valoriza a interação harmoniosa entre teoria e prática, ciência e cotidiano.

Trazendo uma rica diversidade de recursos — desde a leitura e interpretação de dados, imagens e mapas, até a exploração artística através da pintura e música — essa proposta abre caminhos para que os estudantes possam explorar e compreender as profundas implicações dos problemas relacionados à água em sua qualidade e quantidade disponível. E, em uma era marcada pela tecnologia, a inclusão de atividades que envolvem o uso de aplicativos e celulares não apenas ressoa com os jovens, mas também potencializa o processo de aprendizagem, permitindo uma maior articulação entre o conhecimento científico e as experiências cotidianas, enquanto nutre habilidades essenciais de argumentação e análise crítica.

Ao final dessa jornada exploratória, o que se tem é um material didático robusto e relevante, que não apenas serve como guia para as atividades em sala de aula, mas também se firma como uma ferramenta valiosa nos espaços de formação de professores. Essa proposta não apenas vislumbra uma educação ambiental que é profundamente enraizada na realidade local, mas também se dedica a cultivar uma consciência crítica e informada, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos ativos e responsáveis em suas comunidades. Convidamos você a explorar este recurso pedagógico, descobrindo as inúmeras possibilidades que ele oferece para enriquecer o processo educativo e fomentar boas práticas na abordagem crítica da educação ambiental.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Pode ser abordada quando os alunos estudam o ciclo da água e observam como a água se mistura com outros materiais na natureza, como no solo ou na atmosfera.

As discussões sobre a captação, uso e tratamento da água podem ser vinculadas a questões mais amplas sobre como as tecnologias afetam a sociedade e o meio ambiente.

EF07CI06 - Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização)

Durante as discussões sobre saneamento básico e contaminação da água, os alunos podem explorar como o desenvolvimento tecnológico e a urbanização afetam a qualidade da água e a saúde pública​​.

EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas

A visita de campo e a discussão sobre a importância da água para a comunidade podem incluir aspectos dos ecossistemas locais, sua flora e fauna, e como estes são influenciados pela disponibilidade de água.

EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

A coleta de amostras de água em diferentes locais, incluindo córregos próximos à escola, oferece uma excelente oportunidade para discutir os ecossistemas locais e como eles são afetados por fatores como poluição da água.

Pode ser incorporado ao discutir como eventos climáticos extremos, exacerbados pelas mudanças climáticas, afetam o ciclo da água e, consequentemente, a comunidade.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

A discussão sobre o uso da água na comunidade pode ser expandida para incluir análises sobre como a qualidade e disponibilidade da água afetam a saúde da comunidade.

EF07CI11 - Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida

As discussões sobre a captação, uso e tratamento da água podem ser vinculadas a questões mais amplas sobre como as tecnologias afetam a sociedade e o meio ambiente.

EF07CI13 - Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Pode ser abordado quando se discute a interação entre mudanças climáticas e o ciclo da água.

EF07CI14 - Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação

O projeto incentiva reflexões críticas sobre a conservação da água e a importância de ações sustentáveis. As discussões podem incluir tópicos como o efeito estufa, a importância da camada de ozônio e a necessidade de conservação da água​​.

EF08CI01 - Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades;

Embora o foco seja a água, as discussões podem se estender para como a energia é usada no tratamento e transporte da água, abordando diferentes fontes de energia.

EF08CI04 - Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal

Pode ser incorporado através da análise do consumo de energia em sistemas de tratamento e bombeamento de água.

EF08CI06 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola

Este ponto pode ser discutido em termos de como as usinas de energia afetam a disponibilidade e qualidade da água, e vice-versa.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

A etapa final da sequência didática, onde os alunos propõem soluções para os problemas relacionados à água na comunidade, se alinha diretamente com esta habilidade.

 

Organizando as atividades

Sequência Didática - Como usamos a água?

Objetivos

  • Identificar os problemas que a comunidade enfrenta com relação ao uso da água;
  • Identificar a inter-relação entre problemas socioambientais passados e presentes;
  • Identificar as fases e ciclos da água e interferência do clima neste processo (as mudanças climáticas);
  • Descrever como os processos e fenômenos naturais se interagem e se misturam em processos sociais;
  • Discutir importância da água para a comunidade e seu papel social;
  • Desenvolver postura crítica com relação às formas de utilização da água pela comunidade;

Baixe o arquivo com a Sequência Didática

Síntese das etapas

Etapa 1

Realizar Leitura colaborativa da Memória: “Meus tempos de criança”

  • Leitura crítica, problematizando diversas questões que envolvem água.
  • Sistematizar o antes e o depois

Visitar a área do entorno da comunidade, para identificar os problemas que enfrentamos com relação à água na escola, na comunidade e no município;

  • Atividade: para os alunos desenharem os problemas que enfrentamos com relação à água na comunidade.
  • Leitura da “Declaração Universal dos Direitos da Água”.
Etapa 2
  • Exibir o filme “Águas de Romanza”, com o propósito dos alunos fazerem um paralelo com a nossa realidade;
  • Animação Ciclo da Água (ANA) e Animação Água e Mudanças Climáticas;
  • Análise de dados sobre o consumo da água;
Etapa 3
  • Debate sobre o filme, registrando o que aprendeu;
  • Analisar os desenhos iniciais, à luz do que foi discutido até o momento em aula e produzir uma síntese que expresse a compreensão sobre o tema estudado;
  • Expor desenhos no mural da sala/escola e na Mostra Ambiental da escola.
Avaliação
  • Auto-avaliação sobre o que sabia e o que aprendeu;
  • Análise dos desenhos iniciais e escrita de uma síntese;

Etapa 1

Atividade 01

Leitura colaborativa da Memória “Meus tempos de criança” – Caderno de Memória da minha terra.

Antes da leitura

  1. Antecipar informações com base no titulo
    1. O acha que o texto com este título vai tratar?
    2. Qual tipo de texto será?
  2. Apresentar o contexto da produção e discutir a relação com o tempo
    1. Considerando o tempo de infância dessa pessoa, o que vocês acham que muda?

Durante a leitura

  1. Leitura do 1º parágrafo:
    1. “No entanto hoje isso é uma raridade de tamanha beleza” O que quer dizer?
    2. Retomar o texto e identifique quais as marcas do tempo passado e do tempo presente;
  2. Leitura do 4º parágrafo:
    1. Que forma vocês acham que eles utilizavam para carregar água?
    2. Hoje é preciso buscar água longe de casa?
    3. Que meios de transporte utilizam hoje para transportar água?
  3. Retomar o 5º e 6º parágrafo
    1. “Hoje, nossa realidade também é preocupante!”
    2. Que tipo de preocupação está se referindo?

Depois da leitura

Fazer um quadro que retrate a água antes e água hoje.

Atividade 02 – Visitar área no entorno da comunidade

  1. Durante a visita de campo identificar os problemas que enfrentamos com relação a água, no nosso município, na nossa comunidade e na nossa escola;
  2. Em trio, deverão tomar nota das informações, elaborando uma lista que será retomada na atividade 01 da etapa 02;

Atividade 03 – Levantar a percepção sobre o uso que fazemos da água

  1. Propor que façam um desenho que responda a seguinte questão: Quais os problemas que enfrentamos com relação à água?
    1. Solicitar que os alunos desenhem em uma folha de papel sulfite algo que os fizesse lembrar da importância da preservação da água, alguma coisa que represente o cuidado na utilização desse recurso natural tão importante para a sobrevivência;
    2. Entregar material (lápis de cor, canetinha, giz de cera,lápis e borracha) e incentivá-los a fazer os desenhos;
  2. Após finalizar os desenhos, abrir espaço para que os alunos comentem, expliquem os desenhos
    1. Recolher os desenhos para análises posteriores;

Etapa 2

Atividade 01

Estudar a “Declaração Universal dos Direitos da Água”

  1. Entregar uma cópia da Declaração, para que estudem e escolham uma palavra ou expressão que represente cada um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água para montar o cartaz;
    1. Organize os estudantes em grupos para realizar a atividade;
    2. Explique que lhes vão ser entregues cartolinas, onde deverão registrar de forma clara e legível.
  2. Depois, solicitar que compartilhem com os colegas, trazendo as palavras que destacaram e quais aspectos identificaram como problema no município e que relacionam com os direitos apresentados na Declaração.
    1. Propor que divulguem na escola os direitos da água, com os cartazes;

Atividade 02

Exibir o filme “Águas de Romanza”, com o propósito de fazer um paralelo com a nossa realidade.

Na história, adaptada do conto de Eugênio Leandro, uma avó, no sertão nordestino, deseja realizar o sonho da neta, Romanza, de conhecer a chuva. Como a chuva não vem, ela a leva, com a ajuda de um caixeiro-viajante, até uma plantação onde a irrigação faz a vez de chuva. A obra adota o tom do realismo mágico para contar a história e é de 2002. E foi dirigida por Gláucia Soares e Patrícia Baía. Um dos destaques é a belíssima fotografia de Juarez Pavelack, que foi premiada no Festival de Curitiba. O curta tem a duração de 15 min.

Problematização antes do filme

  • Lembram da última chuva?
  • Qual a frequência das chuvas em nossas comunidades?
  • De onde vem a água que você consome?
  • Temos problemas com a falta de água? Ou teremos?

Depois do filme

  1. Entregar as questões abaixo para que em pequenos grupos formulem respostas as questões propostas partir do que compreenderam da história do filme
    1. Quais são os fenômenos do ciclo da água observados no filme? E quais não estão presentes?
    2. Existe associação entre falta de água, fome e exclusão social? Como isso se dá no filme
  2. Coletivamente compartilhar, explicar e sistematizar cada questão, trocando ideias e argumentando seus pontos de vista sobe cada questão.
    1. Quais são os fenômenos do ciclo da água observados no filme? E quais não estão presentes?
  3. Sistematizar a discussão com a Animação Ciclo da Água – Clique aqui para acessar a animação
    1. Existe associação entre falta de água, fome e exclusão social? Como
      isso se dá no filme
  1. Assistir a Animação Água e Mudanças Climáticas – Clique aqui para acessar a animação

Com esta situação didática é possível ampliar a discussão sobre as transformações históricos, geográficas ao longo do tempo com relação aos direitos da água na Declaração Universal e importância para história local

Atividade 3

  1. Problematizar:
    1. Por que a irrigação é necessária? Quais problemas observaram neste uso que a comunidade faz da água.
  2. Propor que leia a seguir um texto que trata dos diferentes usos da água, destacando quais impactos o texto aponta em cada uso da água.
  3. Depois da leitura, fazer um registro coletivo no quadro e cada estudante registra no seu caderno

Atividade 3 – Ampliar conhecimento sobre os usos consuntivos da água, comparando os dados relacionados ao consumo humano e os demais usos que fazemos da água com a atividade abaixo:

Analisem os gráficos a seguir:

  1. O que observam no primeiro gráfico?
  2. O que observam neste segundo gráfico?
  3. O que observam sobre os usos da água no Brasil?
  4. Faça uma síntese com as principais informações analisadas sobre o uso da água:

Etapa 3

Em pequenos grupos, discutir e preenchera ficha, resumindo os principais assuntos que vocês aprenderam:

Ciclos da água

Mudanças climáticas

Usos consuntivos da água

  1. Individualmente, partir do registro sobre o que aprenderam analisar os desenhos produzidos inicialmente, refletindo sobre o que aparece nos mesmos, os demais usos que fazemos da água e como isso pode afetar a sua disponibilidade.
    1. Registrar comentários desta análise nos desenhos, de forma que expressem a compreensão sobre o tema estudado.
    2. Expor desenhos e sínteses no mural da sala/escola e na Mostra Ambiental da escola vocês acham que muda?

Atividade 02 – Visitar área no entorno da comunidade

  1. Durante a visita de campo identificar os problemas que enfrentamos com relação a água, no nosso município, na nossa comunidade e na nossa escola;
  2. Em trio, deverão tomar nota das informações, elaborando uma lista que será retomada na atividade 01 da etapa 02;

Atividade 03 – Levantar a percepção sobre o uso que fazemos da água

  1. Propor que façam um desenho que responda a seguinte questão: Quais os problemas que enfrentamos com relação à água?
    1. Solicitar que os alunos desenhem em uma folha de papel sulfite algo que os fizesse lembrar da importância da preservação da água, alguma coisa que represente o cuidado na utilização desse recurso natural tão importante para a sobrevivência;
    2. Entregar material (lápis de cor, canetinha, giz de cera,lápis e borracha) e incentivá-los a fazer os desenhos;
  2. Após finalizar os desenhos, abrir espaço para que os alunos comentem, expliquem os desenhos
    1. Recolher os desenhos para análises posteriores;

Avaliação

  • Auto-avaliação sobre o que aprendeu
  • Análise dos desenhos iniciais e escrita de uma síntese avaliativa dos desenhos, a partir do que aprenderam

Acessando esta e outras Sequências Didáticas produzidas pela pesquisadora

Como usamos a água? 

Parodiando os usos e abusos com água. 

O rio que passou na minha vida. 

Caminhos das águas na comunidade. 

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