Antes da aula – Materiais
- Cartaz com os resíduos a serem discutidos;
- Prêmios simbólicos (como bombons).
Materiais:
• 2 papéis pardos; fita adesiva ou cola; tesoura; lápis de escrever e borracha;
canetinhas, lápis de cor ou giz de cera; papel sulfite.
Montagem:
1. Cole as extremidades dos papéis pardos um no outro em posição de retrato,
permitindo que o cartaz fique mais comprido.
2. Escreva o título grande em cima do cartaz.
3. Monte o cenário. Desenhe a superfície do oceano, podendo colocar um barco ou
navio, gaivotas voando e o céu. No final do cartaz, faça o fundo do mar, com o
solo, algas e corais. Deixe a maior parte do espaço do meio para a água do mar,
desenhando pequenos peixes e outros seres marinhos, mas não os destacando
do cartaz.
4. Desenhe em um papel à parte e pinte ou imprima alguns dos seguintes objetos:
boia de isopor, caixa de leite, carne, cascas de frutas, fósforo, fralda, garrafa de
vidro, garrafa plástica, jornal, lata de aço, lata de alumínio, linha de nylon, lixo
radioativo, madeira pintada, papel toalha, pneu, roupa de algodão, recortando-os
e colando-os separadamente um do outro no cartaz.
5. Imprima o tempo de decomposição de cada um deles em papel à parte e recorteos, deixando-os separados.
6. Tenha uma cópia dos resíduos e suas respectivas decomposições abaixo para
consultar na hora de aplicar a dinâmica.
• Boia de isopor = 80 anos
• Caixa de leite = 3 meses
• Carne = 7 anos
• Cascas de frutas = 1 ano
• Fósforo = 6 meses
• Fralda = 450 anos
• Garrafa de vidro = 1 milhão de anos
• Garrafa plástica = 400 anos
• Jornal = 6 meses
• Lata de aço = 10 anos
• Lata de alumínio = 200 anos
• Linha de nylon = 650 anos
• Lixo radioativo = 250 mil anos
• Madeira pintada = 13 anos
• Papel toalha = 2 a 4 semanas
• Pneu = Não se sabe
• Roupa de algodão = 1 ano
Durante a aula
Prepare com antecedência os materiais necessários para esta dinâmica, conforme descrito. Fixe o cartaz em uma parede lisa e comece fazendo uma introdução sobre o descarte de resíduos nas ruas e como isso pode afetar os oceanos. Explique que o tempo de decomposição dos resíduos varia, podendo levar de meses a milhares de anos, especialmente no ambiente marinho, onde o sal conserva esses materiais e prolonga o processo.
Para tornar a abordagem mais interativa, você pode realizar uma brincadeira em que os participantes devem adivinhar quanto tempo leva para que cada resíduo se decomponha no mar (exiba cada resíduo no cartaz). Aqueles que acertarem ou chegarem mais perto do tempo correto podem receber um pequeno prêmio, como um bombom.
Escolha um dos resíduos no cartaz e pergunte a cada participante quanto tempo eles acham que leva para que esse resíduo se decomponha. Quando alguém acertar ou se aproximar do tempo correto, entregue a ficha correspondente ao tempo exato e peça que a colem no cartaz, logo abaixo do desenho do resíduo. Em seguida, ofereça o prêmio antes de a pessoa retornar ao seu lugar. Repita esse processo para todos os resíduos, começando pelos que têm o menor tempo de decomposição e terminando com os que levam mais tempo.
Após a dinâmica, promova uma discussão e reflexão com os participantes sobre o que eles e a comunidade em geral podem fazer para reduzir a quantidade de resíduos e as melhores formas de descartá-los e tratá-los. Deixe o cartaz exposto na instituição ou entidade por um período.