Análise da água com estudantes do 7º ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da Educação Ambiental Crítica

Pesquisadora/Autora

Ma. Luzia Maria Cristina de Souza

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/1328435199145230

Orientadora

Prof. Dr. Cristiano Nogueira

Instituição de Ensino

Universidade Federal do Paraná

Resumo da pesquisa

A Educação Ambiental Crítica (EAC) apresenta uma abordagem renovada ao Ensino das Ciências e é fundamental para abordar desafios nas práticas pedagógicas em escolas brasileiras. Em um projeto com alunos do 7º ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari, explorou-se a temática da água, analisando sua qualidade na escola e arredores. O objetivo era ampliar a compreensão dos alunos sobre a realidade local usando a água como ponto focal, promovendo uma visão crítica e conectada à natureza. Diversos temas, como contaminação, consumo, relação com a saúde pública e direitos comunitários foram discutidos. Através dessa abordagem, buscou-se a transformação dos alunos, incentivando uma consciência crítica e sistêmica. A pesquisa resultou em um protocolo de práticas pedagógicas para outros professores interessados no tema.

Palavras-chave

Educação Ambiental Crítica, Água, Protocolo de Ações, Participação, Conhecimento Científico.

Link para acesso ao material original

https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/64359

Introdução

Em um mundo onde cada gota conta, a Educação Ambiental Crítica (EAC) surge como um farol de esperança, te convidando para uma jornada de descobertas no universo do ensino das ciências. Imagine mergulhar em discussões profundas que navegam através do vital elemento da água, explorando não apenas sua composição e essência, mas os segredos que ela guarda, as histórias que ela conta e as inúmeras possibilidades que ela oferece para a construção de um futuro sustentável.

Ao passo que adentramos o espaço vivo e pulsante da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari, somos guiados por jovens pesquisadores do 7º ano, que nos conduzem através de uma aventura de descobertas, análises e conexões inéditas com a realidade que os cerca. Uma jornada que transforma cada sala de aula em um laboratório de ideias, onde cada estudante se torna um cientista, um ecologista, um guardião do meio ambiente. A cada passo, somos convidados a redescobrir o mundo através de novos olhos, a repensar nossas relações com o universo natural e a sonhar com soluções inovadoras para os desafios ambientais de nossa época.

Neste percurso, te convidamos a explorar as sementes de uma revolução educacional, onde a curiosidade é a bússola e a criatividade o caminho. Um mundo onde cada criança tem a oportunidade de tornar-se parte ativa na construção de uma nova cultura ambiental, onde a água não é apenas uma matéria de estudo, mas uma mestra que ensina os segredos mais profundos da vida, da comunidade e do pertencimento. Prepare-se para embarcar em uma jornada de conhecimento e descobrimento, onde cada gota de água nos conta uma nova história, onde cada descoberta abre portas para um mundo de possibilidades sem fim.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Ao coletar e analisar amostras de água de diferentes locais, os alunos podem aprender sobre a mistura de substâncias e a composição do ar​​. Essas atividades podem ser usadas para discutir conceitos como misturas homogêneas e heterogêneas, bem como a composição do ar e fenômenos que podem alterá-la.

EF07CI06 - Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização)

Durante as discussões sobre saneamento básico e contaminação da água, os alunos podem explorar como o desenvolvimento tecnológico e a urbanização afetam a qualidade da água e a saúde pública​​.

EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas

A coleta de amostras de água em diferentes locais, incluindo córregos próximos à escola, oferece uma excelente oportunidade para discutir os ecossistemas locais e como eles são afetados por fatores como poluição da água.

EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

A coleta de amostras de água em diferentes locais, incluindo córregos próximos à escola, oferece uma excelente oportunidade para discutir os ecossistemas locais e como eles são afetados por fatores como poluição da água.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

O projeto já inclui discussões sobre problemas de saúde associados à presença de E.coli na água e doenças relacionadas à contaminação por E.coli​​. Isso se alinha diretamente com a habilidade de interpretar condições de saúde com base em indicadores de saúde.

EF07CI11 - Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida

Durante as discussões sobre saneamento básico e contaminação da água, os alunos podem explorar como o desenvolvimento tecnológico e a urbanização afetam a qualidade da água e a saúde pública​​.

O uso de indicadores e equipamentos de laboratório para testar a presença de coliformes na água é um exemplo prático do uso de tecnologia em ciências​​.

EF07CI12 - Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

Ao coletar e analisar amostras de água de diferentes locais, os alunos podem aprender sobre a mistura de substâncias e a composição do ar​​. Essas atividades podem ser usadas para discutir conceitos como misturas homogêneas e heterogêneas, bem como a composição do ar e fenômenos que podem alterá-la.

EF07CI14 - Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação

O projeto incentiva reflexões críticas sobre a conservação da água e a importância de ações sustentáveis. As discussões podem incluir tópicos como o efeito estufa, a importância da camada de ozônio e a necessidade de conservação da água​​.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

O projeto incentiva reflexões críticas sobre a conservação da água e a importância de ações sustentáveis. As discussões podem incluir tópicos como o efeito estufa, a importância da camada de ozônio e a necessidade de conservação da água​​.

Organizando as atividades

Pré-Campo - Fase 1

Caracterizada pelo estudo, pesquisa e discussões prévias com os estudantes sobre a água, sua importância e contaminação, dentre outros.

Preparação e Introdução ao Tema Água
  • Abordagem teórica sobre a importância da água para a manutenção da vida na Terra.
  • Discussão e diagnóstico do conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema.
Aprofundamento no Estudo de Coliformes e E.coli
  • Discussões sobre os problemas de saúde associados à presença de E.coli na água.
  • Estudo sobre as doenças relacionadas à contaminação por E.coli e métodos de prevenção.
  • Conversa sobre os problemas advindos da falta de saneamento básico no Brasil.
Planejamento Coletivo para Experimentos Práticos:
  • Planejamento das atividades no laboratório de ciências e das saídas de campo.
  • Organização e coleta das autorizações dos pais para a participação dos estudantes nas atividades externas.
  1. Preparação para a Coleta de Amostras:

    • Instruções sobre o comportamento seguro durante as saídas de campo.
    • Discussão sobre os procedimentos corretos para coleta de amostras de água para obter resultados confiáveis.
    • Conversa sobre a importância da esterilização dos materiais de coleta.
  2. Realização da Coleta de Amostras:

    • Coleta de amostras de água no local determinado, utilizando materiais esterilizados e seguindo as normas de segurança estabelecidas.
  3. Condução de Experimentos no Laboratório:

    • Apresentação dos materiais e reagentes que serão utilizados no laboratório.
    • Realização de experimentos com a água coletada, incluindo a utilização de indicadores para identificar a presença de coliformes na água.
    • Discussão sobre cada etapa dos experimentos, incentivando o raciocínio crítico e a compreensão dos procedimentos científicos.
  4. Registro e Documentação:

    • Registro concomitante das discussões e experimentos através de anotações, fotos e gravações.
    • Preparação para a análise e discussão dos resultados obtidos.
  5. Análise dos Resultados:

    • Após 24 horas, recuperação das amostras da estufa.
    • Análise dos resultados e discussão sobre as implicações desses resultados no contexto da saúde e do saneamento básico.
Materiais necessários
  • Estufa
  • Substância Colilert®
  • Luvas
  • Potes esterilizados
  • Vidros esterilizados de 125 ml
  • Álcool gel 70%
  • Algodão
  • Tomada e lâmpada de luz preta
  • Água
  • Caixa de isopor
  • Gelo em gel
  • Sabonete
  • Jaleco

Campo - Fase 2

Com a coleta da água na escola e em lagos, rios e/ou Córregos próximos à escola, bem como início do experimento e das discussões com os estudantes. Depois, em laboratório, para prosseguimento do experimento e discussões

Preparação Prévia
  • Organizar os materiais necessários para a coleta de amostras e os experimentos.
  • Esterilização dos equipamentos que serão utilizados na coleta, através da fervura.
  • Assepsia das mãos dos participantes, utilizando água, sabonete e álcool gel 70%.
Orientação sobre Vestimenta
  • Orientação para uso de jaleco como uma medida preventiva contra infecções e para manter a higiene durante os procedimentos experimentais.
Coleta de Amostras
  • Realização da coleta de água em dois pontos distintos: o bebedouro da escola e córrego próximo a escola, seguindo procedimentos estabelecidos para garantir a confiabilidade dos resultados.
  • Utilização de recipientes esterilizados para armazenar as amostras de água coletadas.
Trabalho de Campo
  • Deslocamento até o local de coleta (córrego próximo à escola) para a coleta de amostras e observações diretas do local, fomentando discussões e reflexões críticas sobre as condições da água naquela região.
  • Registro de observações através de fotografias, gravações e preenchimento de fichas previamente elaboradas.
Procedimentos para Coleta

a) As mãos do coletor devem ser lavadas com água e sabão.
b) A torneira do laboratório deve ser limpa com algodão embebido em álcool 70%.
c) A torneira deve ser aberta para escorrer a água por 1 minuto.
d) Deve ser coletada uma amostra de água da escola e dos lagos, rios e/ou Córregos próximos à escola.
e) Os frascos devem ser preenchidos com pelo menos 3/4 de seu volume.
f) O frasco deve ser tampado e identificado com o nome da turma, hora e os pontos das coletas em cada um. A amostra deve ser imediatamente enviada ao laboratório da escola. O tempo de coleta e a realização do exame não devem exceder 24 horas após a coleta.

Análise Laboratorial
  • Retorno ao laboratório para a realização de testes utilizando o indicador Colilert® para identificar a presença de coliformes nas amostras de água.
  • Colocação dos frascos com as amostras e o reagente na estufa previamente ligada para incubar.
Discussão e Reflexão
  • Promoção de discussões e reflexões, estimulando o pensamento crítico dos estudantes a partir dos questionamentos levantados durante o trabalho de campo e a análise laboratorial.
Registro e Documentação
  • Completar as fichas com os resultados dos experimentos e as reflexões geradas pelas discussões.
  • Incentivo para que os estudantes continuem as discussões em casa, preparando-se para as fases subsequentes do projeto.

Em Laboratório - Fase 3

Realiza-se a constatação dos resultados experimentais e iniciam-se as discussões e raciocínios em busca de soluções para os problemas encontrados. Dependendo do grau de aprofundamento das discussões, podem ser utilizadas duas ou três aulas.

Instruções para coletas das amostras
  • O coletor deve estar com as mãos limpas e não fumar enquanto manuseia a amostra;
  • Enxaguar os frascos das amostras com a água a ser analisada, exceto aqueles que estiverem com ácido;
  • A parte interna dos frascos e tampas não devem ser tocadas com as mãos;
  • Os recipientes para amostras só devem permanecer abertos o tempo necessário ao seu preenchimento e devem ser mantidos ao abrigo do sol;
  • Encher o frasco completamente, sem deixar bolhas de ar;
  • Trazer para o laboratório o mais rápido possível. Caso contrário, armazenar a amostra sob refrigeração;
  • Se possível colocar gelo em gel na caixa, para preservar a amostra;
  • Cobrir a caixa de modo que sua tampa exerça leve pressão sobre a tampa dos frascos;
  • Transportar com todo cuidado até o laboratório.
Análise Laboratorial dos Resultados
  • Retirada dos frascos da estufa após 24h de incubação para análise dos resultados.
  • Observação das alterações na coloração das amostras de água e teste com luz negra para identificar possíveis fluorescências, indicando a presença de coliformes.
Discussão e Raciocínio em Laboratório
  • Discussão dos resultados obtidos no laboratório, propiciando um espaço para construção e consolidação do conhecimento científico baseado nas observações feitas.
  • Estabelecimento de relações entre os resultados dos experimentos e os conceitos teóricos estudados anteriormente.
Documentação dos Resultados

Registro dos resultados através de gravações, preenchimento de fichas e fotografias para documentar as descobertas e facilitar discussões futuras.

Planejamento para Continuação do Projeto
  • Preparação para a retomada do projeto com outra turma, seguindo o mesmo protocolo de ações.
  • Planejamento para aplicar a metodologia de análises do Padrão de Toulmin em fases futuras do projeto, após a realização dos experimentos e discussões.
Mediação em Sala de Aula
  • Discussões estruturadas e mediação baseada no trabalho de campo realizado e nas observações feitas durante os experimentos laboratoriais.
  • Encorajamento dos estudantes a relembrar situações importantes através do preenchimento de fichas e análise de registros fotográficos.
Fomento ao Discurso Científico e Crítico
  • Criação de oportunidades para que os estudantes desenvolvam um discurso que fomente a construção do conhecimento científico e desenvolvimento do raciocínio crítico sobre o tema “Água” e os problemas identificados em campo.
  • Encorajamento dos estudantes para que proponham ações transformadoras baseadas em suas análises e descobertas, visando intervir na realidade observada.

Problematizações

Promovendo a Discussão Crítica sobre Bactérias e Saúde Ambiental

A ideia central deste projeto é incitar um diálogo entre os estudantes que permita analisar uma situação específica da realidade local, inserida no contexto da comunidade escolar. Através da participação ativa, observação coletiva, reflexão e elaboração de hipóteses e soluções para os problemas encontrados, promovemos uma metodologia rica e engajante. Convidamos todos a problematizarem a realidade prática e a buscarem soluções para os problemas identificados, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e significativo.

A seguir, apresentamos um guia dividido em quatro etapas para ajudá-los a conduzir essa discussão crítica em sala de aula:

Contextualização e Observação Coletiva
  • Nesta primeira etapa, a ideia é instigar os alunos a compreenderem e refletirem sobre a realidade local e os problemas presentes nela. Incentive-os a elaborar hipóteses iniciais baseadas em suas observações e conhecimentos prévios.

    Utilize as perguntas a seguir para guiar a discussão:

    • “Essas bactérias ajudaram a produzir as fezes onde?”
    • “Os Coliformes Fecais que podem estar aqui nessa água vieram de onde?”
    • “Porque essas bactérias gostam de viver lá no intestino? Que associação pode ser feita com a estufa onde colocamos o nosso experimento?”
Aprofundamento Teórico e Conexão com o Cotidiano

Nesta fase, incentive os alunos a explorarem o conhecimento científico relacionado ao tema e a conectarem esse conhecimento com suas experiências diárias e com o contexto da comunidade.

Para facilitar, proponha as perguntas:

  • “Então, quando o corpo humano elimina as fezes, o que pode ir junto?”
  • “O que essa fluorescência forte indica?”
  • “Qual a necessidade daquela temperatura e do tempo de 24 horas?”
Experimentação e Análise dos Resultados

Aqui, oriente os estudantes a analisarem os resultados dos experimentos realizados, promovendo uma reflexão profunda sobre as reações químicas envolvidas e a presença de coliformes na água.

Questione-os com:

  • “E nós constatamos a presença de Coliformes Fecais na água coletada? De que forma?”
  • “O que pode ter acontecido de um dia para o outro naqueles frascos?”
  • “Por que foi preciso submeter o experimento por 24 horas a essa temperatura da estufa?”
Reflexão Final e Projeção para Ações Futuras

Facilitando Reflexões Sobre Saneamento Básico e Conservação da Água

Nesta atividade, buscamos promover uma análise consciente e crítica sobre saneamento básico e a conservação da água, fomentando uma discussão que leve em consideração a realidade local dos estudantes. Aqui apresentamos um guia com quatro etapas para ajudar na elaboração de uma aula que encoraje o raciocínio e a reflexão sobre esses temas críticos:

Facilitando Reflexões Sobre Saneamento Básico e Conservação da Água

Nesta atividade, buscamos promover uma análise consciente e crítica sobre saneamento básico e a conservação da água, fomentando uma discussão que leve em consideração a realidade local dos estudantes. Aqui apresentamos um guia com quatro etapas para ajudar na elaboração de uma aula que encoraje o raciocínio e a reflexão sobre esses temas críticos:

Contextualização do Saneamento Básico na Comunidade Local
  • Inicie com uma discussão que permita aos estudantes refletir sobre o saneamento básico em sua região, trazendo à tona a realidade do bairro da comunidade escolar.

    Para incentivar a conversa, proponha as seguintes perguntas:

    • “Em quais regiões e bairros da nossa cidade há saneamento básico?”
    • “No bairro da nossa escola, há saneamento básico? Se não, quais seriam as razões para essa falta?”
Análise Crítica da Presença de Coliformes Fecais em Corpos d'Água

Avance na discussão abordando a qualidade da água em diferentes corpos hídricos e as implicações da presença de coliformes fecais.

Use as perguntas abaixo para guiar a discussão:

  • “Se tem Coliformes Fecais na água, o que deveria haver no local para evitar a contaminação?”
  • “Todos os lagos, rios e/ou córregos são iguais ao local onde fizemos a coleta?”
  • “Como os dejetos domiciliares podem chegar a esses corpos d’água?”
Reflexão sobre o Papel do Saneamento Básico e a Responsabilidade Governamental

Aprofunde a discussão enfocando o saneamento básico e o papel das autoridades públicas em prover infraestruturas adequadas.

Leve os estudantes a refletirem através das questões:

  • “Como se chama o processo de encaminhar os dejetos por meio de uma canalização até um local de tratamento?”
  • “Qual conclusão podemos tirar ao encontrar Coliformes Fecais em corpos d’água?”
  • “É possível pedir intervenções à prefeitura para melhorar a situação?”
Reflexão sobre a Importância da Água e Consciência Ambiental

Encerre a atividade fazendo os estudantes refletirem sobre a importância da água para a vida e a necessidade de uma consciência ambiental para sua conservação.

Para estimular a reflexão, proponha as perguntas:

  • “Você sabia que utilizamos apenas 1% da água disponível no planeta? O que temos feito com essa pequena quantidade?”
  • “As pessoas são conscientes da importância da água para nossa sobrevivência?”
  • “Se há lixo próximo ao local de coleta, por que as pessoas se sentem à vontade para descartar lixo ali? Qual seria a solução ideal?”

Sugestões de materiais complementares sobre esta proposta

Luzia Maria Cristina de Souza. Protocolo de ações sobre a análise da água através de práticas pedagógicas – páginas 1 à 13. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qrIYFxENyBwTgNz6ueguw8hp2ufybTVA/view?usp=sharinghttp://www.profciamb.eesc.usp.br/wp-content/uploads/2023/03/Agua-e-Sustentabilidade-Espacos-Nao-Formais-de-Educacao-VOL4.pdf

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