As águas urbanas e a problemática socioambiental no contexto escolar: o caso do Riacho do Silva em Alagoas

Pesquisadora/Autora

Ma. Geane Magalhães Monte Salustiano

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5167424517735214

Orientadora

Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira

Instituição de Ensino

Universidade Federal de Sergipe

Resumo da pesquisa

O estudo abordou os problemas socioambientais das águas urbanas em Maceió, focando na percepção dos alunos do 7º ano da Escola Estadual Alberto Torres sobre a situação do Riacho do Silva. O projeto de intervenção, que incluiu a criação de histórias em quadrinhos como recurso didático, buscou fomentar uma visão crítica e participativa dos estudantes em relação aos desafios ambientais de sua comunidade. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, a pesquisa identificou que as atividades interdisciplinares e colaborativas incentivaram os alunos a se tornarem agentes ativos na aprendizagem e na reflexão sobre as problemáticas socioambientais locais. O projeto não apenas enriqueceu o processo de ensino e aprendizagem, mas também promoveu a cidadania, encorajando os estudantes a se engajarem na resolução de problemas em suas comunidades.

Palavras-chave

Ciências Ambientais, História em Quadrinhos, Interdisciplinaridade, Projeto de Intervenção.

Link para acesso ao material original

https://ri.ufs.br/handle/riufs/9578

Link para acesso ao produto educacional

https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9579/2/GEANE_MAGALHAES_MONTE_SALUSTIANO-Produto-Pedagogico.pdf

Introdução

Na interseção vibrante onde educação e sustentabilidade se encontram, há uma oportunidade sem igual de semear a consciência ambiental nas mentes jovens que estão prestes a herdar este mundo. Ao trazer a vivência da comunidade para o ambiente escolar, os educadores podem abrir portas para a compreensão profunda e empática dos desafios socioambientais que enfrentamos em nossas cidades em expansão. Uma pesquisa realizada com alunos do 7º ano da Escola Estadual Alberto Torres, em Maceió, tece justamente essa ponte vital entre aprendizado e ativismo, fomentando a reflexão crítica e a participação ativa dos estudantes na resolução de problemas que afetam diretamente suas vidas e sua comunidade.

Ao criar histórias em quadrinhos que retratam as questões do Riacho do Silva, os jovens participantes puderam não apenas assimilar, mas também personalizar e reimaginar as narrativas em torno dos problemas hídricos urbanos, um exercício que certamente despertou criatividade e inovação. Esta abordagem lúdica, mas profundamente engajada, traduz-se numa poderosa ferramenta pedagógica que pode inspirar outros educadores a explorar métodos não convencionais e interdisciplinares de ensino. Ao desbloquear o potencial criativo dos alunos, este projeto demonstrou que, quando se trata de educação ambiental, o céu é o limite.

Convidamos você a mergulhar nessa experiência rica e multifacetada, onde o papel transformador da escola é reafirmado com vigor e imaginação. Através deste estudo, testemunhamos como a educação pode ir além dos muros da sala de aula, instigando a curiosidade e fomentando um sentimento de responsabilidade e pertencimento nos alunos. Ao abraçar projetos como este, você estará não apenas enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, mas também semeando as sementes para um futuro mais consciente e harmonioso com o ambiente que nos rodeia. Está pronto para embarcar nesta jornada de descobertas e inspiração? Seja bem-vindo ao universo de aprendizado ativo e significativo que espera por você e seus alunos.

habilidades

EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Isso pode ser abordado através da análise dos impactos das alterações do Riacho do Silva no ecossistema local e na comunidade.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Através da análise da qualidade da água do Riacho do Silva e seu impacto na saúde da comunidade.

EF08CI06 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola

Embora focado em água, o projeto pode ser adaptado para discutir a relação entre os recursos hídricos e a geração de energia, e seus impactos ambientais e sociais.

EF08CI16 - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana

A análise do caso do Riacho do Silva pode ser usada para discutir o impacto das atividades humanas no equilíbrio ambiental.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

Os alunos podem ser incentivados a desenvolver e propor soluções para os problemas identificados no Riacho do Silva

Organizando as atividades

Roteiro de elaboração e aplicação da sequência didática

A discussão teórica inicial foca no uso de histórias em quadrinhos (HQs) como instrumento didático-pedagógico para abordar problemas socioambientais, destacando o papel facilitador da tecnologia nesse processo. Segue-se a apresentação de um roteiro didático dividido em quatro eixos de atividades interativas, que são:

  1. Análise de gêneros textuais visando a compreensão da realidade socioambiental;
  2. Utilização da contação de histórias para incentivar novos hábitos de vida;
  3. Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para promover o acesso à informação e estimular a percepção crítica;
  4. Emprego de HQs como recurso educativo que transcende os limites escolares.

A elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino e aprendizagem dos problemas socioambientais

Nos últimos anos, as transformações ambientais nos centros urbanos devido à exploração dos meios naturais pela poluição domestica ou industrial, causando assim, um desequilíbrio ambiental das matas e rios apresentam-se como uma das maiores preocupações da população que vive e sobrevive desses ambientes. Em virtude disso, alguns recursos didático-pedagógicos que visem orientar e fornecer subsídios para a realização de uma prática pedagógica que permita a identificação, redação e reflexão a respeito das consequências dessas ações em relação ao ambiente e a comunidade são bem vindos e aceitos.

Neste contexto, as tecnologias educacionais passam a não representar apenas um modismo a ser adotado, mas um caminho para a mudança do paradigma educacional, pois pode abordar de diferentes formas os conteúdos educativos e proporcionar mudança de produzir, armazenar e disseminar a informação, transformando a maneira de ensinar e de aprender, e, consequentemente a prática educativa.

Hoje, com o advento da tecnologia, as histórias em quadrinhos são valorizadas como gênero literário que conjuga imagem e palavra, símbolos e signos. Sua linguagem é utilizada no campo da cultura e da arte para a satirização de problemas de cunho socioambiental incentivando as crianças para criar e, em muitos casos, usando temas de suas próprias vidas; permitindo que o assunto saia do abstrato para uma forma concreta, ou seja, com a manifestação de comunicação proporcionada pelo uso dos vários meios de representação da
informação, como som e imagem animada, além da imagem estática.

A seguir, compartilhar o roteiro didático que pode inspirar outros professores a construírem histórias em quadrinhos em atividades nas as aulas tanto do ensino das Ciências Ambientais quanto em outras áreas que discutam as problemáticas socioambientais no contexto escolar.

Os gêneros textuais e as contribuições para embasamento do reconhecimento da realidade socioambiental

Objetivo Geral

Favorecer o engajamento dos educandos em discussões acerca dos problemas ambientais a partir do uso de gêneros textuais (charges, cartuns e tirinhas em quadrinhos) que retratam questões socioambientais atuais.

Público

Alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.

Conteúdos

Problemas ambientais urbanos causados pela poluição domestica e industrial e as consequências para a sociedade.

Competências e Habilidades

Capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de diferenciar conhecimento cientifico de conhecimento do cotidiano e as influências destes para a sociedade

Materiais utilizados
  • TV
  • pendrive (com charges, cartuns e tirinhas em quadrinhos)
  • quadro branco
  • pincel atômico (piloto)
  • microfone sem fio
  • folha de papel oficio
  • canetas
  • lápis
Procedimentos

Apresentar brevemente alguns aspectos interessantes sobre os gêneros textuais, tais como: conceito, definição, características, importância, as vantagens e dificuldades.

No primeiro momento da experiência deve-se apresentar o que é gênero textual, quais os tipos que existem, e como podem ser utilizados para o ensino de conteúdos relacionados às problemáticas socioambientais, conforme (figura 1).

Em seguida, fazer uma explanação do material imagético (Figuras 2, 3,4 e 5) para os educandos e solicitar uma leitura dos aspectos imagéticos e linguístico-discursivos, depois e analisar o dialogo de cada imagem correlacionando a problemática ambiental estudada em sala de aula.

Ao final da atividade, solicitar que cada grupo apresente rapidamente uma descrição das contribuições dos gêneros estudados, verificando as possibilidades e limitações do uso para a compreensão dos problemas socioambientais discutidos, (Figura 6).

Proposta de Avaliação

Os alunos podem ser avaliados quanto à participação na atividade proposta de forma oral ou escrita.

A contação de estória e suas potencialidades educacionais para a construção de novos hábitos de vida e a formação cidadã.

No primeiro momento da experiência devem-se apresentar os slides da história de vida da pessoa ou instituição escolhida, contando sua trajetória, suas memórias, os vínculos criados, as possibilidades experimentadas por ele ao longo da vida, as transformações vividas e os hábitos e atitudes adquiridos em prol da problemática estudada, (figura 7). 

Em seguida, organizar os alunos em grupo para discutir sobre as aprendizagens obtidas e solicitar que elaborem estórias a partir da história contada, (fizera 8). Deixar claro que o material a ser elaborado, selecionado e contado não deve ser um resumo, e sim uma estória criativa com reflexões sobre os relatos e a familiarização com o problema estudado.

Ao final da atividade, o professor deverá fazer a contação da estória vencedora levando em consideração a escolha do espaço adequado, a seleção de objetos que utilizará para dar ênfase aos fatos narrados, as mudanças de entonação que devem existir para expressarem os sentimentos de surpresa, medo, alegria, tristeza, dor etc. 

Proposta de Avaliação

Os alunos podem ser avaliados quanto à participação na atividade proposta de forma oral ou escrita

As TICs e a valorização do acesso a informação para o desenvolvimento da percepção

No primeiro momento da experiência devem-se encaminhar os educandos para o laboratório de informática da escola para investigar se os mesmos conhecem de fato a utilidade educacional das TICs, assim como, para delinear e iniciar primeiros passos do uso da ferramenta para a aprendizagem sobre a problemática,(figura 10). 

Em seguida, organizar os alunos em grupo para utilizar a internet para acesso às informações e produção do conhecimento sobre a problemática (fizera 11). Direcionar o acesso neste primeiro momento para a busca de informação e pesquisa sobre a problemática.

Ao final da atividade, solicitar que cada grupo apresente rapidamente uma descrição das contribuições do uso do computador e da internet, verificando as possibilidades e limitações do uso para a compreensão dos problemas socioambientais discutidos, (Figura 12).

Proposta de Avaliação

Os alunos podem ser avaliados quanto à participação na atividade proposta de forma oral ou escrita

As TICs e a valorização do acesso a informação para o desenvolvimento da percepção

No primeiro momento da atividade na sala de leitura, (figura 13), discutir a integração do HQs na educação formal tanto para a leitura quanto interpretação e análise de conteúdos pelo alunado. Logo depois apresentar as vantagens, desvantagens e limitações de seu uso.

Em seguida, encaminhar os educandos para a biblioteca da escola para leitura individual e compartilhada de gibis para o processo de alfabetização visual. Logo depois, (figura14) solicitar que dialoguem entre si e entre os demais grupos para refletir como utilizar os gibis para a interpretação, compreensão ou exposição dos conteúdos estudados.

Logo em seguida, solicitar que cada grupo acesso a internet, (figuras 15,16 e 17) para explorar os dois ambientais virtuais mais completos na criação de HQs, que permitem criar personagens, desenvolver cenários, elaboração de diálogos para suas tirinhas e a formação do HQ do grupo.

Em seguida juntar todas as tirinhas produzidas, colocar sequenciada, diagramar e apresentar a HQ formada aos educandos. Por fim solicitar que cada grupo apresente rapidamente uma descrição das contribuições do uso dos softwares, verificando as possibilidades e limitações do uso destes para a construção das tirinhas e da HQs, (Figura 18).

Proposta de Avaliação

Os alunos podem ser avaliados quanto à participação na atividade proposta de forma oral ou escrita

Considerações

Em mundo globalizado e voltado para o desenvolvimento tecnológico, que facilitem a informação e comunicação, principalmente na discussão, leitura, problematização e interpretação de problemas sociais, traz tanto dentro quanto fora do contexto escolar inúmeras possibilidades metodológicas de ensino, desde a facilidade na pesquisa quanto na produção de material para amadurecimento do conhecimento.

Outrossim, as HQs como recurso didático complementar no ensino e aprendizagem ambiental contribui para a construção e reconstrução do conhecimento dos problemas socioambientais tanto locais quanto globais, pois, desenvolve habilidades e competências de estímulo da criatividade, da imaginação e a própria compreensão de conceitos científicos, promovendo desse modo, mudanças significativas de comportamento nos educandos, tornando-os cidadãos críticos e participativos.

Diante disso esperamos que os professores com esse material sintam-se estimulados a construírem suas historias em quadrinhos (HQs) não apenas como forma de prática pedagógica dentro de projetos ambientais, más para avaliações específicas de conteúdos abordados em seu dia a dia.

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