Cianobactérias e poluição da água: uma sequência didática para o ensino de Ciências Ambientais

Pesquisadora/Autora

Ma. Rosa de Fátima Silva Atroch

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/2182114294409870

Orientadora

Profa. Dra. Maria Paula Cruz Schneider

Coorientadora

Profa. Dra. Maria Ataide Malcher

Instituição de Ensino

Universidade Federal do Pará

Resumo da pesquisa

A dissertação relata a criação, aplicação e validação de uma sequência didática (SD) sobre “Cianobactérias e poluição da água” para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em três escolas estaduais de Soure, Ilha do Marajó (PA). O material foi desenvolvido seguindo o modelo construtivista integrado de Martine Méheut, baseado em conceitos de Engenharia Didática. O processo incluiu análise prévia com questionários aos professores para definir metas e requisitos, concepção e revisão das atividades, e uma fase de experimentação e validação envolvendo workshops com docentes e testes pré e pós-aplicação com os alunos. A análise qualitativa dos resultados indicou que a SD foi validada e se mostrou um recurso útil para as aulas de Ciências, embora precise ser futuramente testada e adaptada a diferentes contextos.

Palavras-chave

Educação – Ensino Fundamental, Engenharia Didática, Eutrofização.

Link para acesso ao material original e sequência didática completa

https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11595?locale=es

Introdução

As águas que circundam a Ilha do Marajó, no Pará, serviram como pano de fundo para uma inovação educacional que promete inspirar educadores de ciências em todo o Brasil. Um estudo recente dedicou-se a explorar um tema de grande relevância ambiental e social: “Cianobactérias e poluição da água”. Uma viagem profunda ao mundo microscópico das cianobactérias, organismos que têm muito a nos ensinar sobre os ecossistemas aquáticos e a qualidade da água que consumimos.

Professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de três escolas estaduais de Soure foram os protagonistas na aplicação de uma sequência didática (SD) inovadora, desenvolvida com base no modelo construtivista integrado de Martine Méheut. Este projeto não apenas facilitou a compreensão prática deste tema complexo, mas também incentivou a participação ativa dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e dinâmica. A investigação empírica sobre o ambiente aquático ao seu redor permitiu que os alunos desenvolvessem uma consciência ambiental mais profunda e reflexiva.

Convidamos você a descobrir os detalhes desta jornada educacional, onde a teoria se encontrou com a prática em uma simbiose perfeita. Aprenda como a metodologia utilizada, permeada por estratégias de ensino atuais e sólidas, pode servir como um guia valioso para educadores interessados em trazer a educação ambiental para o cerne da sala de aula. Uma iniciativa que reafirma o poder da educação na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, prontos para enfrentar os desafios ambientais do nosso tempo.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Este conceito pode ser explorado ao estudar a composição da água e a presença de cianobactérias e outros contaminantes.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

A presença de cianobactérias na água e seus impactos na saúde pública podem ser investigados.

EF07CI12 - Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

Embora focado no ar, o conceito de misturas e suas alterações pode ser transposto para a água e suas contaminações.

EF08CI04 - Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal

Embora focado em energia, pode-se adaptar para discutir o consumo de água e o impacto de práticas não sustentáveis no ambiente doméstico.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

Os alunos podem ser incentivados a desenvolver soluções para a poluição da água por cianobactérias em suas comunidades.

Organizando as atividades

Poluição da água

Objetivos

Conhecer e discutir os fatores poluidores da água, suas origens, consequências e discutir medidas antipoluição.

Justificativa

A poluição da água tem crescido com o aumento das populações humanas e se tornado um problema mundial. Portanto, a escola tem o dever de orientar para os usos e cuidados com este recurso fundamental para a vida no planeta. Muitas cidades e comunidades não dispõem de coleta de esgoto, muito menos de seus tratamento, sendo o ambiente aquático depósito de rejeitos. Os alunos precisam ser levados à uma reflexão sobre a atual situação da água e as consequências de cada atitude do seu cotidiano relativa a utilização e cuidado com a água.

Público

Alunos do 6º ano do ensino fundamental

Tempo estimado

8 aulas de 40 minutos cada

Conhecendo a Temática: Aulas 1 e 2

Tempo de realização

2 aulas de 40 minutos cada

Material necessário
  • Datashow ou televisão
  • Computador
  • Caixa de som
Conteúdo
  • A água e sua importância
  • A poluição da água
  • Eutrofização
  • Florações de cianobactérias
Objetivo

Apresentar a problemática a partir dos conceitos de eutrofização. Identificar os principais poluidores da água, os microrganismos que proliferam em ambientes eutrofizados e discutir a importância de cuidar da água, bem como alertar para o perigo de florações de cianobactérias.

Desenvolvimento

  1. Antes da exibição do vídeo é importante que os alunos já tenham familiaridade com os termos relacionados à eutrofização e cianobactérias, mas não é obrigatório, pois o vídeo é bem explicativo. Inicialmente faça perguntas básicas para reflexão a respeito do tema. Algumas perguntas que poderão ser feitas você encontra a seguir. Anote as respostas dos alunos ou peça para eles anotarem e entregarem, elas servirão para analisar a evolução conceitual dos alunos.
    1. Por que a água é importante?
    2. Para que usamos a água?
    3. Tem muita água no planeta para nosso consumo?
    4. O que é eutrofização?
    5. O que são cianobactérias?
    6. Água com a cor verde e cheiro ruim é boa para consumo? Por quê?
  2. Após essas considerações, exibir o vídeo “A poluição da água e as cianobactérias” que tem duração de 8 minutos e 27 segundos. Em seguida, fazer alguns esclarecimentos e indagações sobre o vídeo.
  3. Organizar os alunos em grupos e encaminhá-los para a biblioteca, sala de informática ou mesmo permanecer em sala e providenciar livros e outros materiais que os alunos possam utilizar. Orientá-los para que façam uma pesquisa sobre quais são os fatores que influenciam no processo de eutrofização e na proliferação de cianobactérias. Cada grupo deverá produzir uma tabela de acordo com o modelo a seguir e entregar no mesmo dia.
    1. Clique aqui para acessar a tabela.
  4. Solicitar que os alunos, ao longo de seu caminho entre a sua casa e a escola, observe ambientes eutrofizado e/ou fontes poluidoras como esgoto e lixo.

Investigando o Cotidiano: Aulas 3 e 4

Tempo de realização

2 aulas de 40 minutos cada

Material necessário
  • Tabela de pesquisa dos alunos
Conteúdo
  • Fatores de eutrofização
Objetivo

Reconhecer na prática os fatores que influenciam no desenvolvimento do processo de eutrofização

Desenvolvimento

  1. Ainda reunidos em sala é importante lembrá-los de regras básicas de comportamento durante a visita, organizá-los de acordo com os seus grupos, pedir paralevarem a folha da pesquisa com apoio para escrever e lápis ou caneta para anotações.
  2. Levar os alunos para observar a qualidade da água da escola, as condições do destino do esgoto da escola. Durante a observação, orientar que os alunos identifiquem fontes poluidoras (lixo, material orgânico, despejo de esgoto…), marquem na tabela produzida durante a pesquisa que realizaram em grupo e registrem o que identificarem.
  3. Confrontar o observado em casa e na rua com a observação dentro da escola.
  4. Ao fim da aula, solicitar que cada equipe providencie uma folha de papel 40 kg, canetinhas coloridas, lápis de cor e imagens relacionadas ao tema para a próxima aula.

Observações

  • Talvez essa atividade leve um pouco mais do tempo previsto, uma alternativa seria negociar com os professores das aulas seguintes e, até, convidá-los para a atividade e propor um trabalho interdisciplinar.
  • Se não houver um lugar próximo da escola para visitar, será necessário organizar, com antecedência, um transporte.
  • Caso a realidade da turma permita, seria interessante pedir que registrem com fotos e imprimam algumas imagens para serem utilizadas nos painéis da aula seguinte.

Organizando as Ideias: Aulas 5 e 6

Tempo de realização

2 aulas de 40 minutos cada

Material necessário
  • Papel 40kg
  • Canetinhas coloridas
  • Lápis de cor
  • Figuras relacionada à temática
Conteúdo

Fatores de eutrofização

Objetivo

Relacionar os conteúdos com as ações cotidianas

Desenvolvimento

  1. Inicie a aula solicitando que cada equipe diga palavras ou frases que possam resumir o que foi observado na visita. Discuta com os alunos se eles observaram a presença de influência antrópica nas ruas, em casa e na escola, discorrendo sobre os impactos da ação humana no ambiente aquático com ênfase na eutrofização e floração de cianobactérias.
  2. Estimular que indiquem medidas a serem tomadas para evitar a poluição da água.
  3. Após as discussões, solicitar que cada grupo escolha uma forma de expressar o que foi discutido, por exemplo, painel, história, livreto, poesia, música, entre outros. Cada grupo deve usar os fatores e situações observados nas aulas anteriores para criar o seu material. Nessa etapa seria interessante interagir com o (a) de Língua Portuguesa para enriquecer a dinâmica.

Socializando a Experiência: Aulas 7 e 8

Tempo de realização

2 aulas de 40 minutos cada

Material necessário
  • Todos os materiais produzidos pelos alunos
  • Fitas adesivas para fixar painéis
  • Mesas para expor as produções
Conteúdo
  • Água e cidadania
Objetivo

Externalizar o que foi discutido em sala, tendo os alunos como agentes multiplicadores. O que lhes confere maior responsabilidade sobre a difusão do conhecimento e a problemática compartilhados durante as aulas.

Desenvolvimento

  1. Ainda em equipes, organizar os materiais na área de convívio comum dos alunos e funcionários da escola.
  2. Cada grupo compartilha oralmente e visualmente com a comunidade escolar as informações trocadas durante as aulas, expondo suas produções.

Faça seu comentário ou avaliação sobre este conteúdo

Faça o login ou se registre no site para comentar ou avaliar!

Curadoria Digital sobre Ensino das Ciências Ambientais

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Contatos

Samara Moura

E-mail: maria.moura@usp.br

 

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Redes Sociais