Estratégias de acesso e uso da água entre os moradores do bairro Javarizinho em Benzamin Constant - AM
Pesquisador/Autor
Me. Joab Araujo dos Santos
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8549242196033145
Orientador
Prof. Dr. Pedro Henrique Coelho Rapozo
Instituição de Ensino
Universidade Federal do Amazonas
Resumo da pesquisa
O estudo foca na percepção ambiental dos moradores do bairro Javarizinho, em Benjamin Constant – AM, em relação ao acesso e uso da água do rio Javarizinho. O rio é vital para a comunidade em diversos aspectos como pesca, lazer e transporte. No entanto, a falta de saneamento e a poluição hídrica estão associadas a doenças na região. O estudo conclui ressaltando a necessidade de sensibilização comunitária e política para a conservação do recurso hídrico. Também destaca o papel crucial da educação ambiental nas escolas para a qualidade de vida atual e futura. Uma cartilha educativa foi criada como resultado da pesquisa.
Palavras-chave
Educação, Percepção ambiental, Bem comum, Políticas públicas, Resiliência.
Link para acesso ao material original e cartilha
Introdução
Imagine um rio que é o coração pulsante de uma comunidade, um fio de água que conecta vidas, sustenta economias e define culturas. No bairro Javarizinho, em Benjamin Constant – AM, o rio Javarizinho desempenha esse papel multifacetado. Mas o que acontece quando esse recurso vital se transforma em um ponto de vulnerabilidade, impactado por questões como falta de saneamento e políticas públicas inadequadas? A resposta a essa pergunta revela complexidades que vão além do simples acesso à água.
É nesse cenário que entra uma pesquisa intrigante que explora a percepção ambiental dos moradores dessa região. A investigação nos leva por uma jornada que vai desde o uso quotidiano do rio para pesca, lazer e transporte, até as preocupações mais sombrias como a poluição hídrica e as doenças associadas. Este estudo não apenas identifica os desafios enfrentados pelos habitantes do bairro, mas também abre uma janela para a compreensão de como as comunidades interagem com seus ambientes naturais e quais são as implicações para a educação e bem-estar.
Mas não paramos por aí. Esta pesquisa é mais do que um diagnóstico; é um chamado à ação e à reflexão. Ela nos impulsiona a considerar como a educação ambiental nas escolas pode ser uma ferramenta poderosa para mudar a trajetória dessas histórias. Para os professores da educação básica, este estudo serve como um recurso valioso, chegando até a inspirar a criação de uma cartilha educativa. Então, prepare-se para embarcar nesta jornada de descobertas e insights, porque a água é mais do que apenas um recurso; ela é uma história que estamos todos escrevendo juntos.
habilidades
Este conceito pode ser explorado ao estudar a poluição da água do rio e suas implicações para a saúde e o meio ambiente.
O impacto da poluição hídrica e da falta de saneamento na vida da comunidade e no ecossistema local pode ser analisado.
A relação entre a qualidade da água do rio e a saúde da comunidade pode ser um tópico de estudo e discussão.
O projeto pode discutir como ações humanas afetam a qualidade da água e quais medidas podem ser tomadas para mitigar esses impactos.
O projeto pode incentivar os alunos a desenvolverem soluções para os problemas de acesso e uso da água no rio Javarizinho.
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