Estratégias de acesso e uso da água entre os moradores do bairro Javarizinho em Benzamin Constant - AM

Pesquisador/Autor

Me. Joab Araujo dos Santos

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/8549242196033145

Orientador

Prof. Dr. Pedro Henrique Coelho Rapozo

Instituição de Ensino

Universidade Federal do Amazonas

Resumo da pesquisa

O estudo foca na percepção ambiental dos moradores do bairro Javarizinho, em Benjamin Constant – AM, em relação ao acesso e uso da água do rio Javarizinho. O rio é vital para a comunidade em diversos aspectos como pesca, lazer e transporte. No entanto, a falta de saneamento e a poluição hídrica estão associadas a doenças na região. O estudo conclui ressaltando a necessidade de sensibilização comunitária e política para a conservação do recurso hídrico. Também destaca o papel crucial da educação ambiental nas escolas para a qualidade de vida atual e futura. Uma cartilha educativa foi criada como resultado da pesquisa.

Palavras-chave

Educação, Percepção ambiental, Bem comum, Políticas públicas, Resiliência.

Link para acesso ao material original e cartilha

https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6696

Introdução

Imagine um rio que é o coração pulsante de uma comunidade, um fio de água que conecta vidas, sustenta economias e define culturas. No bairro Javarizinho, em Benjamin Constant – AM, o rio Javarizinho desempenha esse papel multifacetado. Mas o que acontece quando esse recurso vital se transforma em um ponto de vulnerabilidade, impactado por questões como falta de saneamento e políticas públicas inadequadas? A resposta a essa pergunta revela complexidades que vão além do simples acesso à água.

É nesse cenário que entra uma pesquisa intrigante que explora a percepção ambiental dos moradores dessa região. A investigação nos leva por uma jornada que vai desde o uso quotidiano do rio para pesca, lazer e transporte, até as preocupações mais sombrias como a poluição hídrica e as doenças associadas. Este estudo não apenas identifica os desafios enfrentados pelos habitantes do bairro, mas também abre uma janela para a compreensão de como as comunidades interagem com seus ambientes naturais e quais são as implicações para a educação e bem-estar.

Mas não paramos por aí. Esta pesquisa é mais do que um diagnóstico; é um chamado à ação e à reflexão. Ela nos impulsiona a considerar como a educação ambiental nas escolas pode ser uma ferramenta poderosa para mudar a trajetória dessas histórias. Para os professores da educação básica, este estudo serve como um recurso valioso, chegando até a inspirar a criação de uma cartilha educativa. Então, prepare-se para embarcar nesta jornada de descobertas e insights, porque a água é mais do que apenas um recurso; ela é uma história que estamos todos escrevendo juntos.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Este conceito pode ser explorado ao estudar a poluição da água do rio e suas implicações para a saúde e o meio ambiente.

EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

O impacto da poluição hídrica e da falta de saneamento na vida da comunidade e no ecossistema local pode ser analisado.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

A relação entre a qualidade da água do rio e a saúde da comunidade pode ser um tópico de estudo e discussão.

EF08CI16 - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana

O projeto pode discutir como ações humanas afetam a qualidade da água e quais medidas podem ser tomadas para mitigar esses impactos.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

O projeto pode incentivar os alunos a desenvolverem soluções para os problemas de acesso e uso da água no rio Javarizinho.

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