O tema gerador da água na pedagogia da alternância: o caso da Escola da Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), em Japoatã/SE

Pesquisadora/Autora

Ma. Maria José da Silva Souza

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3224743212413808

Orientador

Prof. Dr. Florisvaldo Silva Rocha

Coorientadora

Profa. Dra. Núbia Dias dos Santos

Instituição de Ensino

Universidade Federal de Sergipe

Resumo da pesquisa

O estudo investiga a abordagem do tema da água na Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã/SE. Utilizando pesquisa qualitativa e métodos como observações e entrevistas, a dissertação busca entender como a questão ambiental e a gestão da água são tratadas na educação integral proposta pela escola. A pesquisa revela um cenário de tensão: de um lado, esforços para uma educação integral e sustentável; do outro, desafios apresentados pela influência mercadológica e políticas de desenvolvimento regionais.

Palavras-chave

Água. Campesinato, Pedagogia da Alternância, Formação Integral.

Link para acesso ao material original

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10372

Introdução

Você já se perguntou como a educação pode se tornar uma força motriz para a conscientização ambiental, sem cair nas armadilhas do pensamento tradicionalista ou das pressões mercadológicas? Então, prepare-se para uma leitura reveladora sobre um estudo que mergulha na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã/SE. Neste intrigante ambiente de ensino, a Pedagogia da Alternância é o pano de fundo para uma abordagem inovadora sobre a temática da água, um recurso natural cada vez mais em voga e essencial para a sustentabilidade.

Utilizando métodos de pesquisa qualitativa e uma abordagem dialética, o estudo revela o quão complexo é o desafio de integrar questões ambientais em um currículo voltado para a formação integral. Mas aqui está o enigma: enquanto a escola faz esforços significativos para fornecer uma educação integral e sustentável, ela também enfrenta obstáculos, muitos deles influenciados pela expansão do capital e pelas políticas de desenvolvimento local. Como essa dinâmica contraditória afeta a educação dos alunos e a própria questão ambiental?

Você não vai querer perder essa análise profunda que nos faz questionar como os sistemas educacionais podem, de fato, tornar-se agentes de transformação, especialmente quando o tema é tão vital quanto a água. Este é um conteúdo imperdível para todos os professores da educação básica interessados em aprofundar sua compreensão sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável no cenário educacional brasileiro. Abrace essa oportunidade de expandir sua perspectiva e repensar a forma como abordamos a educação para as futuras gerações.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Este projeto pode incluir atividades práticas para investigar a qualidade da água, onde os estudantes aprendem a distinguir entre diferentes tipos de misturas.

EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas

A pesquisa foca na gestão da água em um contexto agrícola, permitindo a exploração dos ecossistemas locais e sua relação com a água.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

A qualidade da água e seu gerenciamento impactam diretamente a saúde da comunidade, e isso pode ser explorado através da comparação de dados de saúde relacionados à água.

EF07CI13 - Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

A gestão da água e as práticas agrícolas sustentáveis podem ser relacionadas aos impactos sobre o efeito estufa e mudanças climáticas.

EF08CI06 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola

O estudo pode incluir análises do uso da água na produção de energia e seus impactos ambientais.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

O projeto incentiva os alunos a pensarem em soluções práticas e sustentáveis para a gestão da água na agricultura e na comunidade.

Organizando as atividades

Apresentação

A proposta pedagógica é um segmento de uma dissertação que examina a abordagem da questão da água na Pedagogia da Alternância, focando na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL) em Japoatã/SE. O projeto visa criar um instrumento coletivo de educação ambiental para monitorar os recursos hídricos na escola e na comunidade circundante. Utilizando uma abordagem qualitativa e elementos da dialética, o estudo incluiu a participação ativa de professores e alunos em atividades planejadas que aumentaram o engajamento e a discussão em torno da gestão e conservação da água. Um painel/mural foi criado tanto em formato físico quanto digital para ilustrar as condições atuais da água e os desafios futuros.

Introdução e Justificativa

O projeto “Mural temático da água na EFAL” buscou fomentar o diálogo entre professores, alunos e a administração escolar, através de um instrumento de Educação Ambiental combinado com a Pedagogia da Alternância e tecnologias de informação e comunicação (TIC). O projeto foi dividido em três etapas estratégicas: 1) rodas de conversas, fundamentadas em documentários e textos; 2) uma trilha interacional em áreas naturais da escola e seu entorno para observar a relação com o meio ambiente; e 3) a construção de um painel/mural temático, tanto físico quanto digital, que aborda questões relativas à água e ao meio ambiente.

A primeira etapa, as “rodas de conversas,” serviu como alicerce reflexivo para todo o projeto, orientando o foco e as ações ao longo das atividades. A segunda etapa, a “trilha interacional,” ocorreu em espaços naturais dentro e ao redor da escola, permitindo que os participantes observassem de perto as dualidades da natureza, tanto como um bem sustentável quanto como um recurso a ser explorado.

O resultado final foi a criação de um painel/mural que resumia as observações e discussões, apresentando desafios ambientais que necessitam de ações coletivas. O projeto não apenas resultou em um produto pedagógico tangível, mas também catalisou uma mudança de perspectiva entre os participantes. Isso motivou o grupo a planejar novas ações sustentáveis para o curto, médio e longo prazos, fortalecendo assim o compromisso da comunidade escolar com a sustentabilidade.

Objetivos

GERAL


O objetivo geral desta proposta de intervenção pedagógica foi promover um diálogo entre professores, alunos e equipe diretiva da EFAL por meio da criação coletiva de um instrumento de Educação Ambiental aliado à Pedagogia da Alternância e a tecnologia de informação e comunicação (TIC), por também ter sido criado de forma digital, capaz de fornecer suporte na formação de disseminadores das questões relativas aos recursos hídricos.


ESPECÍFICOS


● Efetuar uma trilha/passeio interacional para a observação dos recursos hídricos na EFAL e na comunidade, sob o prisma do seu uso, conservação e gestão para desenvolver um diálogo que reflita o estar no ambiente e o ser o ambiente.
● Promover diálogos através de rodas de conversas para reforçar a reflexão do ambiente da EFAL e seu entorno, a partir dos recursos hídricos, a fim de contribuir com a retomada da relação homem/natureza;
● Criar um painel/mural temático da água na EFAL para materializá-lo como um instrumento pedagógico, capaz de fornecer suporte na formação de disseminadores das questões relativas aos recursos hídricos, sendo este tanto por meio físico, quanto digital.

Público alvo e faixa etária

Professores, equipe gestora e alunos com faixa etária entre 17 e 24 anos do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio.

Procedimentos metodológicos

O projeto “Mural temático da água na EFAL” buscou fomentar o diálogo entre professores, alunos e a administração escolar, através de um instrumento de Educação Ambiental combinado com a Pedagogia da Alternância e tecnologias de informação e comunicação (TIC). O projeto foi dividido em três etapas estratégicas: 1) rodas de conversas, fundamentadas em documentários e textos; 2) uma trilha interacional em áreas naturais da escola e seu entorno para observar a relação com o meio ambiente; e 3) a construção de um painel/mural temático, tanto físico quanto digital, que aborda questões relativas à água e ao meio ambiente.

A primeira etapa, as “rodas de conversas,” serviu como alicerce reflexivo para todo o projeto, orientando o foco e as ações ao longo das atividades. A segunda etapa, a “trilha interacional,” ocorreu em espaços naturais dentro e ao redor da escola, permitindo que os participantes observassem de perto as dualidades da natureza, tanto como um bem sustentável quanto como um recurso a ser explorado.

O resultado final foi a criação de um painel/mural que resumia as observações e discussões, apresentando desafios ambientais que necessitam de ações coletivas. O projeto não apenas resultou em um produto pedagógico tangível, mas também catalisou uma mudança de perspectiva entre os participantes. Isso motivou o grupo a planejar novas ações sustentáveis para o curto, médio e longo prazos, fortalecendo assim o compromisso da comunidade escolar com a sustentabilidade.

Preparação e Planejamento
  • Definição do período do projeto
  • Identificação dos participantes
Atividade 1: Rodas de Conversa

Primeira Roda

  1. Discussão Inicial: Sustentabilidade com base nos textos de Boff (2012).
  2. Objetivo: Confecção de um mural temático sobre água.
  3. Feedback dos participantes: Identificação de pontos de observação na escola.

Segunda Roda

  1. Continuação do Debate: Sustentabilidade com base em textos de Gadotti (2009).
  2. Relatos de Problemas: Relato sobre problema de qualidade da água.

Terceira e Quarta Roda

  1. Seleção de Conteúdo: Fotos e textos para o mural.
  2. Construção do Mural: Discussão e instalação de fotos e textos.

Clique para acessar os textos sugeridos para as rodas.

Boff (2012)

Gadotti (2009)

Atividade 2: Trilha/Passeio Interacional
  1. Preparação: Solicitação para trazer celulares para fotografia.
  2. Locais de Observação: Diversos pontos como poços artesianos e reservatórios de água.
  3. Compilação de Fotos: Transferência e impressão de fotos.
Atividade 3: Construção do Painel/Mural
  1. Exibição de Vídeo: Discussão baseada em um documentário sobre água.
  2. Montagem do Mural: Confecção e organização do painel/mural.
Ações Prioritárias e Planejamento Futuro
  1. Ações para Melhoria da Qualidade da Água: Cobertura e limpeza das caixas de reservatório.
  2. Reflorestamento: Planejar o início
  3. Coleta de Resíduos Sólidos: Planejar o início
Disseminação e Reflexão
  1. Inclusão de Desafios no Mural: Identificação dos desafios a serem superados.
  2. Divulgação do Mural: Mídia social

Produto educacional

Os registros das atividades podem ser conferidas no produto didático. Clique na imagem a seguir para ter acesso ao jogo completo.

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