Percepção ambiental e desenvolvimento Scrath: uso da água no pulsar do Rio Juruá - Eirunepé - Amazonas

Pesquisador/Autor

Me. William Vieira de Lima

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5679307359044495

Orientadora

Profa. Dra. Edivania dos Santos Schropfer

Coorientadora

Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante

Instituição de Ensino

Universidade Federal do Amazonas

Resumo da pesquisa

Esta dissertação explora o potencial do software educacional Scratch para aprimorar o ensino de Ciências Ambientais, focando na conscientização sobre o uso da água. Realizado em uma escola pública no Amazonas, o estudo envolveu a construção de animações dinâmicas pelos alunos para abordar questões ambientais. Utilizando a Abordagem da Complexidade Sistêmica e o Estudo de Caso como metodologia, a pesquisa empregou estatísticas descritivas para analisar entrevistas, questionários e registros em diário de campo. Os resultados indicam que o Scratch é uma ferramenta motivacional e construtiva que pode ser integrada ao currículo da educação básica.

Palavras-chave

Percepção Ambiental, Uso da Água, Programação Scratch, Interdisciplinaridade, Ensino-aprendizagem.

Link para acesso ao material original

https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695

Introdução

Imagine um cenário onde seus alunos estão completamente engajados na aula de Ciências Ambientais, onde cada conceito não apenas é compreendido, mas também vivenciado de forma interativa e divertida. Agora, imagine que essa experiência imersiva foi criada pelos próprios alunos, utilizando a linguagem de programação visual Scratch. Parece uma utopia educacional? Na verdade, esse cenário é completamente viável e foi explorado de forma aprofundada em uma dissertação fascinante realizada no interior do estado do Amazonas.

Este estudo pioneiro buscou integrar o pensamento computacional ao ensino de tópicos cruciais em Ciências Ambientais, como o uso responsável da água. Mas a magia não está apenas na combinação desses dois mundos aparentemente distintos; está na forma como essa integração consegue cativar os alunos, tornando o aprendizado algo muito além de decorar informações. Aqui, o conhecimento é construído de forma colaborativa e contextualizada, permitindo que os alunos compreendam a complexidade dos sistemas ambientais e se sintam mais capacitados para agir de forma consciente em seu entorno.

Então, se você está buscando formas inovadoras de levar a educação ambiental para o próximo nível em sua sala de aula, este estudo é um manancial de ideias valiosas. Através do uso do Scratch, não estamos apenas ensinando ciências ou programação; estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios multidisciplinares do mundo contemporâneo. Estimule sua curiosidade e criatividade; mergulhe neste conteúdo!

habilidades

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

A conscientização sobre o uso da água pode ser integrada ao estudo das condições de saúde da comunidade, avaliando como a gestão da água impacta a saúde pública.

EF07CI13 - Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Ao discutir a importância da água e seu uso sustentável, pode-se correlacionar com a discussão sobre as ações humanas que impactam o efeito estufa, como a gestão de recursos naturais.

EF08CI05 - Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável

A conscientização sobre o uso responsável da água se alinha com a promoção de práticas sustentáveis, como otimizar o uso de energia elétrica em comunidades.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

Propor iniciativas para resolver problemas ambientais, como a má gestão da água, se alinha diretamente com esta habilidade.

Organizando as atividades

Objetivo

Produzir animações dinâmicas e interativas que abordem a temática “Água, Saneamento e Saúde” com Scratch (MIT).

Materiais

• Laboratório de informática com computadores desktop ou disponibilizar/permitir uso de laptops e/ou tablets e/ou smartphone (institucionais e/ou pessoais) em sala
de aula para uso individual ou em grupo (opcional):
– Caso tenha poucos equipamentos digitais (computadores, tablets etc.), podese dividir a turma em equipes, de acordo com o número de equipamentos disponíveis.
– A conexão com a internet é necessária apenas para baixar o programa instalador/ arquivo executável Scratch.
• Software Scratch (1.4 ou superior) instalado nos equipamentos
– Caso tenha internet disponível, pode-se optar por usar o editor Scratch on-line.
• Folhas de papel A4 (em quantidade suficiente para cada aluno fazer anotações e planejar/desenhar seus storyboard), 1 lápis e 1 borracha para cada aluno.

Etapa 1: Preparação e Planejamento
  1. Divisão das Equipes: Divida os alunos em pequenas equipes e atribua um líder para cada uma.
  2. Seleção dos Temas: Faça um sorteio ou permita que os alunos escolham os temas (Quadro 1) relacionados à água por afinidade.
  3. Definição dos Objetivos: Estabeleça os objetivos específicos da atividade, como desenvolvimento do pensamento criativo e sensibilização ambiental.

Etapa 2: Pesquisa e Conhecimento Prévio
  1. Orientação para a Pesquisa: Instrua cada aluno ou equipe a fazer uma pesquisa sobre seu tema, focando na qualidade e na relevância das informações.
  2. Compilação de Questões: Forneça um conjunto de perguntas direcionadoras para ajudar na pesquisa.
Etapa 3: Aula de Campo
  1. Seleção dos Locais: Escolha locais que tenham relevância para o tema da água.
  2. Execução da Aula de Campo: Leve os alunos até os locais e permita que façam registros fotográficos.
  3. Reflexão: Peça que os alunos reflitam e discutam sobre o que observaram, estimulando a conscientização ambiental.
Etapa 4: Debate e Discussão
  1. Apresentação das Fotos: Permita que os alunos compartilhem suas observações por meio das fotos tiradas.
  2. Mediação do Debate: Conduza um debate sobre os problemas e soluções relacionadas ao uso da água, aproveitando para inserir novas informações e conceitos.
Etapa 5: Desenvolvimento no Scratch
  1. Criação do Roteiro: Cada equipe desenvolve um roteiro para sua apresentação/animação.
  2. Storyboard: Transformar o roteiro em um storyboard, esboçando as cenas principais.
  3. Produção no Scratch: Os alunos convertem o storyboard em uma animação interativa usando o Scratch.
Etapa 6: Apresentação e Avaliação
  1. Exposição das Produções: Organize uma exposição das animações para que outras turmas e professores possam ver e interagir com os projetos.
  2. Apresentação das Equipes: Cada equipe apresenta seu projeto, explicando o processo de desenvolvimento e os aprendizados obtidos.
  3. Avaliação e Feedback: O professor avalia o processo e o produto, fornecendo feedback construtivo para os alunos.

Toda a descrição de como utilizar o Scratch para produzir os materiais pode ser consultada na área de materiais complementares.

Não deixe de conferir!

Sugestões de materiais complementares sobre esta proposta

William Vieira de Lima. Produto Educacional – Mergulhando nas águas com o Scratch. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/6695/6/Prod.%20Educ._William_Lima_PROFCIAMB.pdf

William Vieira de Lima. Desenvolvimento de Animações Interativas com Aplicação de Programação Visual Scratch para Aguçar a Percepção Ambiental do Uso da Água – páginas 133 à 140. disponível em: http://www.profciamb.eesc.usp.br/wp-content/uploads/2023/03/Agua-e-Sustentabilidade-Ensino-Medio-VOL3.pdf

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