Qualidade e uso da água na percepção ambiental dos moradores do bairro Santa Rosa, em Tabatinga, Amazonas, Brasil
Pesquisadora/Autora
Ma. Giselle Moraes Maia
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4591845232149487
Orientador
Prof. Dr. Daniel Felipe de Oliveira Gentil
Coorientadora
Profa. Dra. Edivânia dos Santos Schropfer
Instituição de Ensino
Universidade Federal do Amazonas
Resumo da pesquisa
O estudo investigou a qualidade da água no bairro Santa Rosa, em Tabatinga, focando tanto na percepção dos moradores quanto em análises laboratoriais. O objetivo era desenvolver material didático para apoio ao ensino de Ciências Ambientais na educação básica. O estudo revelou que 70% dos moradores usam água de poços tubulares e a armazenam em caixas plásticas. Embora 58% considerem essa água boa, análises mostraram desconformidades com os padrões de potabilidade estabelecidos. Conclui-se que é necessário melhorar o saneamento e a implementação de políticas públicas para a saúde ambiental local.
Palavras-chave
Abastecimento de água, Tratamento de água, Material educacional
Link para acesso ao material original e cartilha
Introdução
Imagine um cenário onde a água, elemento vital que sustenta nossa existência, se torna um enigma complexo: ela parece limpa e segura, mas será que realmente é? A pesquisa realizada no bairro Santa Rosa, em Tabatinga, Amazonas, traz uma visão multifacetada sobre esse recurso essencial, mesclando perspectivas científicas e percepções comunitárias. O estudo não apenas investiga a qualidade da água através de rigorosas análises laboratoriais, mas também mergulha nas opiniões dos moradores e estudantes da região, desvendando uma realidade que muitas vezes escapa ao olhar desatento.
O intrigante é que, enquanto uma boa parcela dos moradores acredita na “pureza” da água que consomem, os dados científicos apresentam um quadro mais complexo e preocupante. Esse contraste nos faz questionar: Como podemos, enquanto educadores, lançar luz sobre essas discrepâncias e contribuir para uma comunidade mais informada e ativa? A pesquisa não apenas traz dados cruciais, mas também serve como base para a criação de material didático que pode ser um rico recurso no ensino de Ciências Ambientais na educação básica.
Então, queridos educadores, preparem-se para embarcar numa jornada que une ciência, comunidade e sala de aula. Vamos explorar juntos como transformar informações e descobertas em ferramentas educacionais que inspirem nossos alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e responsáveis pelo mundo em que vivem. Curioso? Continue lendo e descubra como o ensino de Ciências Ambientais pode se tornar uma aventura empolgante e impactante.
habilidades
O projeto pode envolver experimentos para classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas, usando exemplos como água e sal (homogênea) ou água e óleo (heterogênea). Isso pode ser vinculado à discussão sobre a poluição da água e métodos de purificação.
Este aspecto pode ser explorado analisando como a qualidade da água afeta a saúde da comunidade local. Estudos de caso sobre incidências de doenças relacionadas à água em diferentes áreas podem ser usados para compreender a importância de um saneamento eficaz e água potável.
Explorar como avanços tecnológicos impactam a qualidade e o uso da água, como inovações em sistemas de filtragem e purificação.
Discutir como as mudanças climáticas afetam os recursos hídricos, incluindo a disponibilidade de água doce e o aumento de eventos extremos como enchentes e secas.
O projeto pode incluir uma análise dos métodos de geração de energia elétrica e seu impacto na qualidade da água, como as termelétricas e seus efeitos na poluição da água.
Os alunos podem ser encorajados a propor iniciativas para melhorar a qualidade da água em suas comunidades, o que pode incluir ações de consumo consciente e práticas sustentáveis.
Organizando as atividades
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Curadoria Digital sobre Ensino das Ciências Ambientais

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