Qualidade e uso da água na percepção ambiental dos moradores do bairro Santa Rosa, em Tabatinga, Amazonas, Brasil

Pesquisadora/Autora

Ma. Giselle Moraes Maia

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/4591845232149487

Orientador

Prof. Dr. Daniel Felipe de Oliveira Gentil

Coorientadora

Profa. Dra. Edivânia dos Santos Schropfer

Instituição de Ensino

Universidade Federal do Amazonas

Resumo da pesquisa

O estudo investigou a qualidade da água no bairro Santa Rosa, em Tabatinga, focando tanto na percepção dos moradores quanto em análises laboratoriais. O objetivo era desenvolver material didático para apoio ao ensino de Ciências Ambientais na educação básica. O estudo revelou que 70% dos moradores usam água de poços tubulares e a armazenam em caixas plásticas. Embora 58% considerem essa água boa, análises mostraram desconformidades com os padrões de potabilidade estabelecidos. Conclui-se que é necessário melhorar o saneamento e a implementação de políticas públicas para a saúde ambiental local.

Palavras-chave

Abastecimento de água, Tratamento de água, Material educacional

Link para acesso ao material original e cartilha

https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6873

Introdução

Imagine um cenário onde a água, elemento vital que sustenta nossa existência, se torna um enigma complexo: ela parece limpa e segura, mas será que realmente é? A pesquisa realizada no bairro Santa Rosa, em Tabatinga, Amazonas, traz uma visão multifacetada sobre esse recurso essencial, mesclando perspectivas científicas e percepções comunitárias. O estudo não apenas investiga a qualidade da água através de rigorosas análises laboratoriais, mas também mergulha nas opiniões dos moradores e estudantes da região, desvendando uma realidade que muitas vezes escapa ao olhar desatento.

O intrigante é que, enquanto uma boa parcela dos moradores acredita na “pureza” da água que consomem, os dados científicos apresentam um quadro mais complexo e preocupante. Esse contraste nos faz questionar: Como podemos, enquanto educadores, lançar luz sobre essas discrepâncias e contribuir para uma comunidade mais informada e ativa? A pesquisa não apenas traz dados cruciais, mas também serve como base para a criação de material didático que pode ser um rico recurso no ensino de Ciências Ambientais na educação básica.

Então, queridos educadores, preparem-se para embarcar numa jornada que une ciência, comunidade e sala de aula. Vamos explorar juntos como transformar informações e descobertas em ferramentas educacionais que inspirem nossos alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e responsáveis pelo mundo em que vivem. Curioso? Continue lendo e descubra como o ensino de Ciências Ambientais pode se tornar uma aventura empolgante e impactante.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

O projeto pode envolver experimentos para classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas, usando exemplos como água e sal (homogênea) ou água e óleo (heterogênea). Isso pode ser vinculado à discussão sobre a poluição da água e métodos de purificação.

EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Este aspecto pode ser explorado analisando como a qualidade da água afeta a saúde da comunidade local. Estudos de caso sobre incidências de doenças relacionadas à água em diferentes áreas podem ser usados para compreender a importância de um saneamento eficaz e água potável.

EF07CI11 - Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida

Explorar como avanços tecnológicos impactam a qualidade e o uso da água, como inovações em sistemas de filtragem e purificação.

EF07CI13 - Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Discutir como as mudanças climáticas afetam os recursos hídricos, incluindo a disponibilidade de água doce e o aumento de eventos extremos como enchentes e secas.

EF08CI06 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola

O projeto pode incluir uma análise dos métodos de geração de energia elétrica e seu impacto na qualidade da água, como as termelétricas e seus efeitos na poluição da água.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

Os alunos podem ser encorajados a propor iniciativas para melhorar a qualidade da água em suas comunidades, o que pode incluir ações de consumo consciente e práticas sustentáveis.

Organizando as atividades

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E-mail: maria.moura@usp.br

 

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