Uma proposta de sequência didática sobre resíduos sólidos e coleta seletiva para alunos dos anos finais do ensino fundamental

Pesquisador/Autor

Me. Márcio Aparecido Pinto

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/9568359159417064

Orientadora

Profa. Dra. Viviane Oliveira Soares

Instituição de Ensino

Universidade Estadual de Maringá

Resumo da pesquisa

O estudo abordou a problemática dos resíduos sólidos urbanos e a importância da coleta seletiva, enfatizando o papel educativo das escolas no contexto da educação ambiental. Após diagnóstico inicial realizado com estudantes do 6º ano de um colégio em Goioerê-PR, foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o tema, englobando aulas dialogadas, material educativo e vídeos informativos. A intervenção educacional, que durou cerca de um ano, demonstrou progresso na conscientização e compreensão dos alunos acerca dos temas de gestão de resíduos e coleta seletiva, destacando-se a ampliação do conhecimento sobre tipos de lixo e a importância da participação coletiva no processo.

Palavras-chave

Escola, Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Resíduos Sólidos.

Link para acesso ao material original

https://drive.google.com/open?id=1Jeq3av1VgBfZDidBjw2O4xIYbMGrHytH

Introdução

Certamente, a educação ambiental é um dos pilares essenciais na formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação do nosso planeta. Dentro deste contexto, surge uma iniciativa que se vale do ambiente escolar para semear conhecimentos cruciais sobre a gestão de resíduos sólidos e a coleta seletiva, temas de vital importância na atualidade e que estão diretamente ligados à saúde e à qualidade de vida das pessoas. Este estudo, realizado em um colégio estadual, convida a uma reflexão profunda sobre como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na construção de uma sociedade mais responsável e sustentável.

A sequência didática desenvolvida não apenas desvela o universo da coleta seletiva e dos diferentes tipos de resíduos sólidos, mas também propõe um diálogo frutífero e constante entre alunos, professores e a comunidade em geral. Através de uma metodologia que inclui aulas expositivas dialogadas, material educativo e informativo e a introdução de vídeos que apresentam a realidade dos trabalhadores da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis, os estudantes são incentivados a refletir sobre o papel de cada indivíduo na preservação ambiental. Um detalhe fascinante desta jornada é que ela nasce de uma investigação inicial, um diagnóstico do nível de conhecimento e sensibilidade dos alunos sobre os temas em questão, criando, assim, uma experiência educativa verdadeiramente responsiva e atenta às necessidades e realidades dos estudantes.

Convidamos você a explorar mais profundamente este rico material, que certamente servirá de inspiração para que possamos, juntos, construir estratégias educacionais mais conscientes e alinhadas com as demandas urgentes de nosso tempo. Ao mergulhar neste estudo, você encontrará não apenas uma metodologia robusta e eficaz, mas um caminho luminoso para formar cidadãos mais conscientes e atuantes na construção de um futuro mais verde e sustentável. Venha descobrir como a educação pode transformar a nossa relação com o meio ambiente, começando pelos jovens estudantes que são, afinal, os protagonistas do amanhã.

habilidades

EF06CI01 - Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

A coleta seletiva envolve a separação e classificação de diferentes tipos de resíduos (orgânicos, recicláveis, perigosos etc.), o que pode ser uma aplicação prática para ensinar sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

EF07CI13 - Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Relacionar a gestão inadequada dos resíduos sólidos com o aumento do efeito estufa, discutindo como práticas sustentáveis podem ajudar no controle desse quadro.

EF08CI05 - Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável

Ao discutir práticas sustentáveis, pode-se abordar como a reciclagem e a gestão adequada dos resíduos contribuem para a economia de energia e recursos.

EF08CI06 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola

Explorar como os resíduos sólidos podem ser utilizados como fonte de energia (por exemplo, em usinas de incineração de lixo) e discutir seus impactos socioambientais.

EF08CI16 - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana

Debater como a gestão de resíduos sólidos influencia as alterações climáticas e o que pode ser feito para restabelecer o equilíbrio ambiental.

EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

Propor projetos escolares ou comunitários que envolvam a coleta seletiva e gestão de resíduos, incentivando a participação ativa dos estudantes na solução de problemas ambientais.

Organizando as atividades

Aula 1

Tema

Aula expositiva dialogada sobre os temas: resíduos sólidos e coleta seletiva.

Objetivo

Apresentar os conteúdos sobre os temas resíduos sólidos e coleta seletiva em slides e discutir com os alunos.

Materiais

  • Datashow
  • Notebook

Duração

100 min

Clique para acessar a apresentação

Procedimentos

Nesta aula, o professor pode apresentar na forma de slides e discutir com os alunos sobre os seguintes conteúdos inerentes aos temas resíduos sólidos e coleta seletiva: tipos de resíduos sólidos e sua ação na natureza, quando descartados indevidamente; materiais recicláveis e não recicláveis; coleta seletiva e sua importância; lixão a céu aberto e aterro sanitário.

Aula 2

Tema

Atividade da aula expositiva dialogada: montando a sequência da aula expositiva dialogada

Objetivo

Nesta aula, o professor deve separar os alunos em grupos. Cada grupo deverá montar a sequência dos conteúdos retratados durante a aula expositiva dialogada e, por fim, precisa sortear um representante de cada grupo para apresentar a sequência das aulas montadas na cartolina para a classe, com o intuito de analisar o nível de atenção e aprendizado na aula realizada.

Materiais

  • Papel de sulfite com os slides impressos
  • Cola
  • Cartolina
  • Tesoura

Duração

100 min

Procedimentos

Inicialmente, o professor deve separar a turma em grupos de alunos. Na turma escolhida para o desenvolvimento desta sequência didática, o 7º B, foram separados 6 grupos de alunos, porém, a quantidade de grupos ou de alunos por grupos fica a critério do professor que for aplicar aos seus discentes.

Cada grupo de alunos deve receber 1 cartolina, folhas de sulfite com os slides impressos, cola e tesoura para realizar esta atividade.

Não podemos deixar de mencionar também que para esta atividade, os slides escolhidos da aula expositiva dialogada, para serem impressos nas folhas de sulfite, foram: 2º, 4º, 6º, 7º, 9º, 10º, 11º, 12º, 15º, 16º, 29º, 30º, 33º, 46º e 47º, mas isso fica a critério do professor.

A missão de cada grupo é recortar as imagens dos slides impressos na folha de sulfite e colar na cartolina, obedecendo a sequência da aula expositiva dialogada.

Por fim, o professor precisa sortear 1 aluno por grupo para apresentar a sequência dos slides montados na cartolina.

O tempo para a primeira etapa desta atividade é de até 50 minutos, já para a segunda etapa, deve ser até 50 minutos. Entretanto, a divisão do tempo para cada etapa pode ser conforme a necessidade do professor.

Avaliação

Esta atividade avaliou o nível de atenção e compreensão que cada grupo teve em relação à aula através do acerto da sequência e explicação da sequência de slides montados na cartolina.

Aula 3

Tema

Atividade da aula expositiva dialogada: cobra-cega seletiva

Objetivo

O professor deve sortear dois alunos por grupo, o critério para este trabalho considerou os grupos que participaram da primeira atividade. O aluno que ficará com os olhos vendados será a cobra-cega, o qual será guiado pelo outro para colocar o material reciclável no seu respectivo coletor seletivo, com isso, pretende-se fomentar nos alunos a prática da coleta seletiva.

Materiais

  • Venda para os olhos
  • Plástico: capa de celular, caneta e pote de margarina
  • Vidro: dois fracos de remédio, copo e xícara
  • Metal: abridor de garrafa e colher
  • Orgânico: limão e tomate
  • Símbolos impressos dos coletores seletivos com as respectivas cores, sendo de plástico, metal, papel, vidro e orgânico.
  • Cinco lixeiras.

Duração

40 min

Procedimentos

Para iniciar esta atividade o professor deve espalhar na sala de aula da escola, diversos resíduos sólidos recicláveis e, colocar na parede, os coletores seletivos de lixo, conforme as figuras abaixo.

Em seguida, o próximo passo é sortear as duplas para realizar esta atividade. Neste trabalho, o critério consistiu no sorteio de dois alunos por grupo que participou da primeira atividade, mas fica a cargo do professor, o processo de escolha das duplas. As duplas devem ser compostas por um aluno que será a cobra-cega, sendo que este terá seus olhos vendados e será guiado pelo seu colega, com a missão de coletar os resíduos sólidos espalhados pela sala e coloca-los dentro dos seus respectivos coletores seletivos de lixo. Ilustrando melhor isso, o aluno deverá orientar o seu companheiro somente com o uso da voz, sem utilizar as mãos ou qualquer outro tipo de comunicação, de modo que os objetos de plásticos sejam adicionados no coletor seletivo de plástico, o de vidro no coletor seletivo de vidro e, assim, sucessivamente.

Avaliação

Esta atividade avalia o quanto os estudantes guias aprenderam sobre a relação entre os resíduos sólidos e o coletor.

Aula 4

Tema

Atividades da aula expositiva dialogada: caça-palavras e cores dos coletores seletivos de lixo.

Objetivo

A primeira atividade, caça-palavras, objetiva a identificação das palavras relatadas na aula expositiva dialogada, enquanto que a segunda, cores dos coletores seletivos de lixo, o aluno deverá associar as cores dos coletores seletivos de lixo com as palavras: plástico, papel, metal, vidro e orgânico, pintando-as nas suas respectivas cores.

Materiais

  • Lápis de cor
  • Papel com as palavras impressas: plástico, metal, vidro, papel e orgânico
  • Papel com o caça-palavras impresso
  • Lápis de grafite
  • Borracha

Duração

50 min

Procedimentos

Na primeira atividade, caça-palavras, como está expresso na primeira figura, contém 12 palavras para serem procuradas e circuladas pelos alunos. Cada estudante, individualmente, deve receber um papel de sulfite contendo um jogo de caça-palavras com inúmeras letras alfabéticas misturadas para procurar as palavras-perdidas. Esta atividade poderá ser cumprida em média 30 minutos.
Na próxima atividade, cores dos coletores seletivos de lixo, disposto na segunda figura, o aluno precisa pintar cada palavra, associando-a à cor do coletor seletivo de lixo específico, como por exemplo, para a palavra plástico, a cor a ser pintada deverá ser vermelha, papel deverá ser pintado em azul, metal em amarelo, vidro em verde e orgânico (não-reciclável) em marrom. O tempo gasto em média é de aproximadamente 20 minutos.

Nesta atividade você deverá pintar cada palavra, relacionando a cor dos resíduos sólidos recicláveis com as respectivas palavras: plástico, papel, metal, vidro e não-reciclável (orgânico).

Avaliação

A forma de avaliação da primeira atividade consiste em identificar se os alunos encontram facilmente as palavras-chave, afim de que mostre que se os mesmos prestaram atenção na aula expositiva dialogada.

Na segunda atividade, avalia se os estudantes assimilaram as cores dos recipientes para descarte dos resíduos recicláveis, ou seja, se aprenderam a relação entre a cor do coletor e o resíduo sólido associado a esta cor.

Sugestões de materiais complementares sobre esta proposta

Márcio Aparecido Pinto. Sequência Didática completa sobre Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva – Disponível em: https://drive.google.com/open?id=1_-Vx3yCYMcGB8Se7vUAMkTLmLsGdZtNu

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